António Nóvoa. Professores Imagens do futuro presente
António Nóvoa se preocupa com a formação de professores e que esta formação
seja continua sendo que a aprendizagem acontece de dentro da profissão; relação
com os meios de comunicação; responsabilidade social que favoreça a comunicação
publica que a educação serve para o crescimento da pessoa.
Para
Nóvoa a educação vive em tempos de
grande incerteza, fala-se muito em mudança para uma nova educação de qualidade
falamos muito mais não fazemos as coisas acontecerem. Destaca para a formação
dos professores que estão dentro da profissão.
O
trabalho do professor consiste na construção de praticas que levem o aluno a
uma aprendizagem para isso ele deve buscar novas didáticas que estimulem o
aluno a buscar a aprendizagem.
Na sua
finalidade defender os programas de formação de professores devendo este ser
prioritários dentro da profissão do professor. Quando o mesmo já exerce a
profissão tendo por finalidade aprender com os colegas que estão envolvidos na
instituição e principalmente neste processo de construção de conhecimento.
Educar
para pratica social permitindo uma visão mais ampliada do todo não os tolir e
sim abrindo caminhos para novas praticas em vários espaços.
Para
António Nóvoa a profissional deve ter o domínio de uma determinada área de
conhecimento sendo para o professor imprescindível esta especialização.
Comente!
António NOVOA, Antonio. Professores Imagens do futuro presente. 1 ed.
Educa. Lisboa, 2009, p.93.
O trabalho do professor e uma busca incessante,para uma contrução de um ensino de qualidade ,abrindo caminhos para uma nova pratica pedagogica,atraves de um ensino democratico onde todos trabalhem em prol,de um so objetivo.(A educação)
ResponderExcluirA situação da Educação de nosso país exige de nós educadores um pensamento crítico, uma atitude de interrogação que não se limite a repetir o que já sabemos, mas que procure antecipar os caminhos do futuro presente, falamos, falamos, discutimos, mas o que vai adiantar é uma ação precisa, com respaldo e conhecimentos que venham de confronto e viabilizem transformação em meio a este mundo que vive em constante transição.
ResponderExcluirLibâneo também relata o papel social da educação e como seus conteúdos objetivos são determinados pelas sociedades, política e ideologia predominantes. Fala desta relação importante da educação com os processos formadores da sociedade desde o início da historia da humanidade, os indivíduos e grupos travavam relações recíprocas diante da necessidade de trabalharem conjuntamente para garantir sua sobrevivência (Libâneo, 1994, p.19).O autor considera estas influencias como fatores fundamentais das desigualdades entre os homens, sendo um traço fundamental desta sociedade. Coloca as ideologias como valores apresentados pela minoria dominante, politizando a prática educativa e demonstrando o seu envolvimento com o social.
ResponderExcluirBem suzete o seu texto e muito bom e veio de encontro com a data que e comemorado o dia do professor 15-10.O qual como sabemos que falam um pouco nesse dia, mas que depois e esquecido.Os nossos governantes não se preocupam em fazer um projeto que venha favorecer as condições desses profissionais tanto financeiramente quanto emocionalmente pois a maioria deses trabalham trës turno para sobreviver,e ficam prejudicados mentaltaltemte,pessoalmente.Diante dessa realidade temos que lutar por melhorias para esses profissionais que são fundamentais para a nossa sociedade.
ResponderExcluirA educação consiste em um trabalho que visa desenvolver oportunidades para que cada um venha ser um individuo em toda a sua plenitude, apoiando-se no recursos da pessoa, mediante consideração de suas necessidades.
ResponderExcluirSer professor não é uma tarefa facil. Exisge muito de nós, é uma cobrança incansavel, porém sem retorno.O professor é o faz tudo. Na hora de reivemdicar nossos direitos poucos levantam a badeira. O professor se resume em uma só palavra, "amor".
ResponderExcluirSuzete, você nos trouxe uma grande contribuição até mesmo porque nós professores jamais devemos deixar que nossa prática se torne 'fria'... O autor com suas sábias palavras soube expressar que a formação docente deve ser desenvolvida de forma permanente, partindo sempre da realidade da sala de aula. É uma ótima reflexão para nós que estamos em fase de conclusão de curso que sempre tenhamos essa consciência de nos prepararmos para a prática.
ResponderExcluirmas ser professor também é:rir-e com as tropelias dos seus alunos; ficar contente quando um aluno, que nunca se interessou pela sua disciplina, participa nas aulas e tira boa nota num teste; ficar com as lágrimas nos olhos quando um aluno lhe diz:" obrigado prof. por me ter ajudado, aprendi muito consigo, este ano!"; ver nos olhos dos seus alunos que eles compreenderam o valor da liberdade e da responsabilidade; é ler num canto de um trabalho "prof. não se esqueça de nós!", enfim, ser professor é olhar pela última vez para uma escola e pensar: " nunca me esquecei! espero ter contribuido para o vosso futuro, espero que se tornem pessoas responsáveis, honestas e bondosas! Até sempre e até nunca mais!". ser professor não é uma tarefa facil, cada dia um aprendizado e uma conquista....
ResponderExcluir